Tendências de marketing: o que esperar para 2024?

O digital está impactando todos os segmentos de negócios há anos. Porém, algumas mudanças drásticas vêm acontecendo desde 2020 e, com as novidades de 2023, há indícios de que as tendências de marketing serão cada vez mais surpreendentes.

Normalmente, diríamos para você não esperar grandes mudanças em termos de ferramentas. No entanto, 2023 mostrou que novidades disruptivas podem, sim, aparecer, alterando a forma como alcançamos nossos clientes.

Então, vamos às tendências? Depois, no final, conta pra gente se existe alguma que surpreendeu você.

Quais são as tendências de marketing para 2024?

As tais tendências de marketing não trazem apenas boas notícias. Algumas delas exigirão grandes adaptações por parte de quem deseja divulgar seus produtos ou serviços. Então, vamos a elas!

Inteligência artificial é uma forte tendência de marketing

Sem dúvida, a inteligência artificial foi uma das tecnologias que mais evoluiu em 2023. Atualmente, ela está integrada a uma série de ferramentas que criam texto, imagens, planilhas, entre tantos outros conteúdos.

Sem dúvida, a IA será, cada vez mais, uma aliada da produtividade. Porém, como sempre, os maiores benefícios serão colhidos por quem se propõe a aprender a utilizá-la da forma mais ampla possível.

Honestamente, não é isso o que a maioria das pessoas faz. Você, como empreendedor ou profissional liberal, tem tempo em sua agenda para se dedicar ao aprendizado de todos os truques que a IA pode fazer?

No entanto, não podemos negar que a IA pode fazer muito no território do marketing. Esperamos que logo ela seja capaz de realmente otimizar anúncios, encontrar o público-alvo mais adequado, analisar dados e trazer relatórios prontos com indicações das próximas ações.

Seria um sonho se tudo isso acontecesse e não sabemos se a inteligência artificial chegará lá ainda em 2024. No entanto, ela está caminhando para isso, com toda a certeza.

Reinvenção do Google?

Esta tendência é um exercício de futurologia, embora com grandes chances de acerto. Hoje em dia, quando você precisa de uma informação, geralmente recorre ao Google, não é mesmo?

Isso pode mudar por dois motivos:

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Geração Z fazendo buscas no Tik Tok

Embora a maioria dos adultos diga que faz suas buscas no Google, este comportamento está mudando em gerações mais jovens. Entre a geração Z, por exemplo, mais da metade dos conectados busca informações no Tik Tok.

Basta pensar em algumas vantagens. Se você quer saber se um restaurante perto do seu trabalho é bom, vale mais a pena buscar uma resenha escrita no site, encontrada pelo Google ou ver uma imagem impactante?

No Tik Tok, a pessoa não vê o texto. Ela encontra um vídeo mostrando a comida sendo preparada, servida, aquele queijo derretendo ou um mignon au poivre vert sendo flambado diante da câmera.

Vamos concordar que este conteúdo visual desperta muito mais o desejo do que uma resenha por escrito? Portanto, o Google continuará sendo gigante, mas perderá um pouco do seu espaço nas buscas.

Aumento da pesquisa em ferramentas de IA

Além disso, temos o surgimento de inteligências artificiais, como o Chat GPT. Pesquisas que antes demandavam uma busca no Google e a visita a blogs — muitos deles, criados por empresas como parte de sua estratégia de marketing — são feitas com mais facilidade em ferramentas de IA.

Isso significa que é hora de parar de investir em anúncios no Google? De jeito nenhum! O Google é simplesmente colossal e demorará até que ele realmente perca sua relevância.

Porém, essas mudanças reforçam o que qualquer profissional de marketing fala a respeito de estratégia: nunca coloque todos os seus ovos em um cesto só. Diversifique suas ações e se posicione em todas as plataformas onde seu público-alvo está.

Tik Tok como um canal digital importante

Se até agora você via o Tik Tok como uma rede social onde adolescentes fazem dancinhas, é hora de rever completamente o seu conceito. O Tik Tok está envelhecendo e se transformando em uma grande plataforma para empresas.

Esse processo de envelhecimento das redes sociais é natural e se repete. Aconteceu com todas — do Orkut ao Tik Tok. Elas são descobertas e sofrem um boom com a adesão de jovens. Quando os mais velhos a descobrem, os jovens migram para outra.

Talvez o Tik Tok não tenha uma migração tão intensa de jovens, visto que o algoritmo é muito personalizado e você não vê, necessariamente, o conteúdo de quem você segue, mas aquele com que mais se engaja.

De qualquer forma, vale a pena considerá-lo para a sua estratégia, pois ele realmente é capaz de encontrar quem se interessa por conteúdos semelhantes aos que você publica.

Inteligência de dados

Nos últimos anos, o marketing se tornou bem mais acessível a pequenos negócios. Qualquer pessoa pode criar uma conta em redes sociais, outra no Google Ads, produzir conteúdo, fazer anúncios…

Porém, muita gente se decepciona com esses recursos. Elas dizem que tiveram um trabalho a mais (no caso das redes sociais), investiram dinheiro (no caso dos anúncios) e o retorno não foi compatível com esse esforço.

Na maioria das vezes, o erro está na falta da inteligência de dados. Sem a análise de uma série de indicadores, é impossível praticar o verdadeiro marketing de performance.

Acompanhar os números não é um passo importante para otimizar os resultados. É o único caminho!

Esses dados estão em todos os lugares: no Google Analytics (gratuito), no Business Suite da Meta (gratuito), em plataformas de automação como a RD Station, entre outras.

Porém, a maioria das pessoas, especialmente se não têm uma equipe dedicada ao seu marketing, sente muita dificuldade para tomar um tempo e analisar essas plataformas. Tirar o foco do core business é complicado, e nós sabemos disso.

Mesmo que observem os dados apresentados, elas muitas vezes não sabem interpretá-los ou o que fazer para corrigir os gargalos que eles revelam.

A Gerenteweb possui os selos de parceria oficial com o Google, Meta e RD Station. Isso significa que nossa equipe é especializada na análise de desempenho das campanhas e em ações para otimizá-las e torná-las muito mais lucrativas.

Em um cenário em que muita gente tem acesso a anúncios e recursos de marketing, a análise de desempenho para otimização fará uma grande diferença, tornando alguns negócios viáveis e condenando outros a uma série de dificuldades.

UGC como uma das principais tendências de marketing

O conteúdo criado pelo usuário (User Generated Content) também está entre as principais tendências de marketing para 2024. Afinal, o consumidor confia em “gente como ele”, que não está sendo paga para falar bem de uma empresa ou produto.

E como você pode estimular seu cliente a se tornar um influenciador que divulga a sua marca? Existem diversas alternativas para isso.

Uma delas é criar um ambiente instagramável. Se você atende as pessoas em uma clínica, consultório, escritório, lobby do hotel (entre tantas opções), crie um local visualmente agradável, com detalhes que façam a pessoa desejar postar e marcar sua empresa.

Além disso, mimar seus clientes costuma gerar muito UGC. Uma embalagem caprichada, com um cheiro gostoso, um bilhetinho parabenizando a pessoa pela compra são alguns elementos que estimulam o compartilhamento desses gestos em redes sociais.

Uso de dados first-party entre as tendências de marketing

Já faz algum tempo que as empresas têm demonstrado alguma preocupação com o uso de dados de seus clientes ou seguidores. A pioneira foi a Apple, que permitiu que as pessoas desabilitassem o compartilhamento de dados entre aplicativos.

O Google também já notificou que não haverá mais cookies de terceiros no Chrome. Portanto, a partir de 2024, será mais difícil rastrear os interesses dos consumidores e mostrar anúncios de acordo com esses dados de navegação.

Por isso, uma das principais tendências de marketing para 2024 é o uso de dados first-party, ou seja, dados coletados pela própria empresa, sem depender dos direcionamentos que essas big techs faziam para seus anúncios.

Isso aumenta a necessidade de produzir conteúdos de qualidade para que, por meio deles, o lead queira fornecer seus dados de contato e receber comunicações da empresa, como newsletters.

Esse é mais um motivo para sua empresa começar a produzir conteúdo hoje mesmo. Essa é uma isca infalível para gerar autoridade e construir a ponte que levará seu cliente até você.

Formação de comunidade

As ferramentas de IA facilitarão a produção de conteúdo. Aliás, já tem muita gente usando este recurso para obter um planejamento de posts, textos para carrosséis, roteiros para reels e assim por diante.

O problema é que, com o uso massivo de recursos, os perfis se transformarão em verdadeiros clones. Imagine diversos profissionais do mesmo segmento com perfis extremamente parecidos.

Portanto, a diferenciação, a autoridade, a capacidade de agregar valor à sua marca (empresarial ou pessoal) e produto passam pela produção de conteúdo, mas não se restringem a ela.

Mais do que publicar conteúdo, quem quer se destacar no digital precisará de uma estratégia para formar uma comunidade em torno de si mesmo, do seu jeito, da sua personalidade.

E para isso, neste momento, o Instagram é imbatível. Ele disponibiliza uma série de ferramentas que permite tanto um conteúdo mais informativo quanto um compartilhamento da rotina pessoal, criando conexão com as pessoas.

Para alguns profissionais e empresas, é muito difícil incluir uma produção sistematizada de conteúdo, pensando em um funil de vendas. No entanto, o profissional pode delegar o feed, por exemplo, que é mais trabalhoso, e se responsabilizar apenas pelos stories.

E então, sua empresa está preparada para embarcar nas tendências de marketing para 2024? Quer uma estratégia para impulsionar seu negócio? Agende agora mesmo um bate-papo com o nosso time.

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