Marketing de defensores: como fazer com que, além de comprar seus produtos, seus consumidores passem a advogar e promover seu negócio

Você já ouviu a respeito do marketing de defensores? Essa é uma estratégia para conquistar mais clientes, mas reduzindo os custos com sua aquisição.

Conquistar clientes é um desafio. Afinal, a empresa investe para tornar a marca conhecida.

Além disso, ela deve conscientizar os consumidores do próprio problema e mostrar os diferenciais das soluções oferecidas. Ao longo do funil de vendas, também conquista a confiança.

Porém, tudo isso se torna mais fácil com um bom marketing de defensores. Quer saber mais sobre o assunto? Então, preste bastante atenção neste post!

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O que é marketing de defensores?

O marketing de defensores é uma evolução do antigo boca a boca. Também é chamado de advocate marketing.

Diversos especialistas entendem que ele também é considerado um passo além do marketing de relacionamento.

O marketing de defensores é a promoção do negócio por um ou mais grupos de pessoas.

Portanto, conforme elas defendem a marca ou seus valores, ela conquista a confiança e admiração da sociedade. Isso leva à ampliação do número de clientes.

Assim, os defensores são geralmente clientes altamente satisfeitos. Porém, também podem ser colaboradores engajados e entusiastas, além de admiradores da marca.

Qual é a diferença entre marketing de defensores e o boca a boca?

É possível destacar duas diferenças principais: os canais e o alcance.

No passado, um fã da marca conseguia contar de sua satisfação para um número limitado de pessoas. Eram seus parentes, amigos e colegas de trabalho.

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Porém, nas redes sociais essa informação amplia seu alcance. Assim, ela atinge milhares ou milhões de consumidores em potencial.

Quais são as vantagens do marketing de defensores?

Conquista a confiança

É natural que você fale bem do seu produto ou serviço. Afinal, isso é propaganda.

Porém, quando o consumidor ouve um cliente seu falando bem, ele tende a acreditar muito mais nessa informação. Ela terá um peso maior na decisão de compra.

Gera conteúdo

Gerar conteúdo para um negócio é um desafio. Muitas vezes, mesmo com todo o planejamento, a empresa não obtém o engajamento que gostaria.

Porém, o defensor da marca costuma gerar conteúdo sobre ela. A autenticidade dessas publicações traz um retorno extremamente positivo.

Cria um time não-oficial (e não remunerado) de vendas

Sua equipe de vendas trabalha para você? Esse é o normal. Mas e se, além deles, você tivesse uma equipe não remunerada?

Essa segunda equipe recomendaria seus produtos e diria que eles valem a pena. Seria ótimo, não é mesmo? Então, isso é o que acontece quando a marca conquista defensores.

Aumenta a presença digital do negócio

Quando um fã publica algo bom sobre sua marca ou produto, esse post ou foto vai alcançar pessoas que não seguem seus perfis nas redes sociais.

Portanto, a marca amplia sua presença digital. Isso é altamente positivo para sua divulgação.

Reduz o custo de aquisição de clientes

É mais fácil vender novamente para um cliente satisfeito do que conquistar um novo consumidor.

Então, investir no marketing de defensores aumenta o LTV (lifetime value) da sua carteira.

Além disso, à medida que um cliente faz propaganda para seus amigos, você conquista novos consumidores.

E isso sem pagar anúncios e sem exigir um investimento grande de tempo do seu time de vendas. Assim, seu CAC (custo de aquisição de clientes) diminui.

Agora você já conhece as vantagens do marketing de defensores. Quer saber como implementá-lo na sua empresa?

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