Estratégias de marketing digital: por onde começar?

Desenvolver estratégias de marketing digital, seja para qual for o tipo de negócio, já não é mais algo opcional. Tem que ser feito!

Sabendo disso, muitas empresas se questionam: “Por onde começar? Quais os passos para fazer marketing digital eficiente? É a mesma coisa pra todo mundo?”. E a resposta para esta última pergunta é “não”.

Portanto, embora o primeiro passo na criação de estratégias de marketing digital – que é a definição dos objetivos – seja comum a qualquer negócio, a partir daí tudo deve ser pensado da maneira mais singular possível.

Estratégias de marketing digital e o DNA da marca

Marketing não é apenas sobre publicidade e divulgação. Portanto, mais do que isso, o conceito de marketing digital trata da comunicação, de como as marcas falam com seu público e sobre o que falam.

E assim como as pessoas, que possuem características de fala próprias, empresas também devem imprimir seu DNA na comunicação, reconhecendo para isso as ferramentas e estratégias mais adequadas ao seu tipo de negócio e público.

Então você deve ser perguntar: “Mas como saber de que modo falar com determinado público? E quem é exatamente o meu cliente potencial e o que ele busca?” A resposta é: pesquisa, pesquisa e mais pesquisa!

Reconhecendo o terreno

Toda estratégia de marketing digital começa por uma pesquisa aprofundada que irá determinar fatores fundamentais para o sucesso de cada campanha. Por isso, antes de determinar quais as ferramentas de estratégia de marketing digital serão usadas, você precisa saber:

  1. Quais objetivos, de curto, médio e longo prazo, eu pretendo alcançar?
  2. Quem é minha persona e o como meu produto/serviço pode ajudá-la?
  3. Com quem estou concorrendo?

Entretanto, existe bem mais a ser investigado e descoberto, mas é partir dessas três questões que as estratégias de marketing digital tomarão forma.

Em quais estratégias de marketing digital focar?

A internet é, hoje, o meio mais fácil e usual de acesso à informação. Segundo dados da IAB Brasil, o número é correspondente a 74% dos consumidores brasileiros que procuram saber sobre um produto ou serviço pesquisam na internet.

Ou seja, o cliente tem nas mãos, literalmente, tudo o que precisa para ajudar na tomada de decisão sobre uma compra. Mas entre tanta informação genérica e semelhante, é preciso se destacar.

No entanto, o que muitos empresários ainda não se deram conta é que mesmo sendo a internet esse “mar de oportunidades”, nem todos podem navegar por ela com o mesmo barco. É preciso saber pra onde sopram os ventos!

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Portanto, não é possível responder com certeza quais as estratégias mais adequadas, pois essa não é uma regra ou algo unânime.

Somente após muita pesquisa, planejamento e definição de objetivos e metas, será possível descobrir, por exemplo, quais as redes sociais mais indicadas (Instagram, Facebook, Youtube, LinkedIn, Twitter… as possibilidades são infinitas, mas não servem para todo mundo!), que tipo de conteúdo será oferecido no blog ou mesmo se haverá um blog. 

E para cada campanha em diferentes plataformas haverá uma linguagem e uma abordagem específica de acordo com o que e para quem está sendo oferecido.

Testes e acompanhamento

Uma coisa é fato: estratégias de marketing digital não trazem resultados imediatos. Mesmo sendo um tipo de marketing bem mais acessível e barato que o marketing convencional, e mesmo que todos tenham seu lugar ao sol na internet, conseguir uma boa sombra para descansar leva tempo!

Muitas vezes, as estratégias precisarão ser revistas e readequadas. Fazer um acompanhamento periódico e atento das métricas vai dar uma ideia mais clara do que está ou não surtindo efeito, o que tem agradado mais ao público. Enfim, em qual estratégia se deve investir mais ou menos.

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