Automação de marketing x pessoas

Hoje em dia se fala muito sobre a automação de marketing no marketing digital e sua importância para a gestão de marcas. Será, então, que algum dia as pessoas não serão mais importantes nesse processo de automação?

Fundamental para a gestão das marcas, a automação de marketing foi desenvolvida para automatizar campanhas e seus resultados, analisar o comportamento do consumidor e sua jornada de compra, realizar o envio automático de e-mails para uma base de contatos ‘quente’, ajudar a compartilhar o melhor conteúdo para determinadas pessoas (nutrição de leads) conforme seu histórico de consumo, além de otimizar o tempo das equipes de trabalho.

Embora fundamentais para o processo de comunicação com o consumidor, a automação de marketing e o uso de plataformas digitais fazem parte do processo, mas não são o todo. Ou seja, de nada adianta ter um processo de marketing automatizado se a estratégia desenvolvida não for adequada, e se as pessoas que estiverem administrando a comunicação e estratégias não tiver uma boa visão de marketing. Por isso, as pessoas sempre serão muito importantes, independente de quanto automatizado será o marketing. É importante também sempre investir nas equipes de trabalho, desenvolvendo suas habilidades e sua visão macro de marketing.

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