Posicionamento digital: aprenda a construir o seu

Em 1998, durante o Executive Forum, da Microsoft, Bill Gates disse uma frase icônica que revelava a necessidade de posicionamento digital: “Em alguns anos, existirão dois tipos de empresas — as que fazem negócios na internet e as que estão fora dos negócios”.

Mais de 20 anos se passaram e a frase do empresário está se transformando em uma verdadeira profecia. Negócios que não investiram em seu posicionamento digital estão com uma dificuldade cada vez maior de sobreviver.

Enquanto isso, pessoas que começaram negócios digitais há muito menos tempo estão construindo impérios. Desde educadores financeiros (que vendem infoprodutos) até empresas de cosméticos, como a Boca Rosa (venda de produtos físicos), não há como negar que a internet impulsiona negócios.

Porém, não basta estar nas redes. É preciso construir um posicionamento estratégico. Sem ele, o perfil não tem identidade, não tem personalidade, é só mais um tentando desesperadamente vender. Neste post, vamos falar sobre esse assunto. Confira!

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O que é posicionamento digital?

O posicionamento digital refere-se à forma como uma marca ou empresa é percebida no ambiente online. Trata-se de um aspecto crucial do marketing digital e, devido à sua complexidade, o conceito abrange várias dimensões:

e envolve estratégias destinadas a estabelecer e manter uma certa imagem da marca no universo digital. Este conceito abrange várias dimensões:

Identidade da Marca Online

A identidade da marca no ambiente digital é um aspecto fundamental do posicionamento digital. Ela engloba a imagem visual, o tom de voz e a mensagem que a marca transmite por meio de seus canais digitais. Essa identidade determina como os consumidores percebem a marca no espaço online, impactando diretamente na sua reputação e no reconhecimento pelo público.

Presença em plataformas digitais

Não é segredo que, para ter um posicionamento digital, a empresa tem que marcar presença em determinadas plataformas. Esses canais precisam ser selecionados conforme os interesses e comportamentos do público-alvo.

Portanto, existem diversas opções: websites, blogs, redes sociais como o Instagram, Facebook, Tik Tok e X (antigo Twitter). Se a empresa comercializa produtos físicos, plataformas de e-commerce e marketplace podem fazer muito sentido etc.

Cada canal desempenha um papel específico no fortalecimento da marca no ambiente digital. Eles são pontos de contato importantes, que permitem a comunicação direta e personalizada, além de proporcionarem conteúdos adequados para cada etapa do funil de vendas.

SEO e visibilidade online

Ter um site para a empresa é um dos pontos fundamentais do posicionamento digital. No entanto, se o site e seu conteúdo não seguirem as regras de otimização para mecanismos de busca (SEO), ele terá pouquíssima visibilidade.

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Sem a otimização, os mecanismos do Google não conseguem identificar o tema do seu conteúdo, quais são as perguntas do público que ele responde e questionamentos para os quais ele seria útil.

Assim, quando uma pessoa busca pelo tema na caixa de pesquisa, o Google pode mostrar a ela uma infinidade de links com essas informações, mas não o seu. Em outras palavras, é um trabalho praticamente perdido.

Uma marca bem posicionada nos resultados de pesquisa ganha maior acessibilidade e visibilidade, atraindo mais tráfego para seu site. Esta é uma estratégia chave para ser facilmente encontrado por potenciais clientes, principalmente aqueles que já têm intenção de compra.

Engajamento com o público

O posicionamento digital também envolve como a marca interage com seu público. Portanto, é preciso ir além da criação de conteúdo digital. As informações que o seu perfil oferece às pessoas são essenciais, mas são apenas um ponto de partida.

Sempre que possível, crie campanhas interativas, que incentivem as pessoas a se engajarem, responderem aos seus conteúdos, fazer desafios. Também responda perguntas dos seguidores e esteja atento aos feedbacks deles.

Um bom engajamento é sinônimo de relacionamento. Ele promove uma imagem positiva para a marca, fideliza clientes e os transforma em fãs capazes de defender a sua marca diante de uma eventual crise.

Consistência da marca

Quando construímos um posicionamento digital, nós costumamos expressar, em algumas ferramentas, a imagem que desejamos que as pessoas tenham da empresa. Existem diversas metodologias para isso.

Assim, algumas empresas querem que as pessoas as vejam como tradicionais, sólidas, estáveis, seguras… A ideia principal é credibilidade.

Já outras empresas desejam transmitir uma imagem diferente. Elas querem ser vistas como dinâmicas, inovadoras, acessíveis ao público, antenadas a tendências. A ideia principal é velocidade.

A partir do momento que esta imagem é escolhida, de forma estratégica, todos os canais da empresa devem transmitir a mesma mensagem. Pode mudar o formato (texto, vídeo, imagens), mas a ideia central precisa permanecer.

Isso se chama consistência. Ela é fundamental e todos os canais precisam passá-la. Essa consistência ajuda a construir confiança e reconhecimento da marca, facilitando a identificação por parte dos consumidores e reforçando a mensagem que a empresa deseja fortalecer.

Como construir seu posicionamento digital?

Entenda seu público-alvo

No marketing digital, as ações não são planejadas aleatoriamente e nem simplesmente copiando a fórmula do concorrente. O centro da estratégia é o público-alvo que, para tornar ainda mais tangível, nós utilizamos para transformar em uma ou mais personas.

Para iniciar a compreensão do seu público-alvo, comece com informações básicas e demográficas, como gênero, faixa etária, localização etc. Se você já tem uma base de dados, explore-a. Se não tem, comece a perguntar.

Em seguida, aprofunde este conhecimento do público-alvo. Conheça suas preferências, comportamento on e off-line, canais digitais que eles consomem, bem como os fatores que influenciam sua opinião.

E não se esqueça de se debruçar especialmente nas dores e desejos do seu cliente. Somente desta forma será possível criar campanhas adequadas aos interesses e necessidades dessas pessoas.

Baseie seu posicionamento digital em uma identidade de marca forte

Que cores vêm à sua cabeça quando você pensa em Mc Donalds? Vermelho e amarelo? Enxerga automaticamente os arcos dourados que formam o M? E quando falamos em Coca-Cola? Qual é a cor que lembra esta marca?

Esta identificação só acontece porque essas empresas criaram marcas fortes e, principalmente, consistentes. Além de estarem visualmente identificadas pelo público, ela reflete os valores e personalidade do negócio.

Um dos segredos da presença digital é justamente a capacidade de não ficar criando um design diferente a toda hora. O conteúdo muda, mas os elementos de marca, não. Essa consistência — de cores, de linguagem, de estilo — deve ser mantida em todos os canais.

Invista em SEM

Já falamos, em um dos tópicos anteriores, sobre a importância do SEO para que possíveis clientes encontrem seu site na internet. Porém, o SEO é apenas um dos fundamentos do SEM, ou seja, Search Engine Marketing.

O SEM envolve, como dissemos, o SEO e também os links patrocinados. Portanto, a empresa paga para o Google mostrar seu link quando o usuário digita determinadas palavras na caixa de busca, ou seja, é um anúncio pago.

Atualmente, é preciso dar ainda mais importância ao SEO. Isso porque, como o Google começou a indexar posts de redes sociais, eles também podem a parecer na página de respostas (SERP).

Complementando o SEO, os links patrocinados ajudam a empresa a ter resultados mais previsíveis, pois fazem com que eles sejam mostrados apenas para pessoas de uma determinada segmentação, com mais chances de comprar.

Portanto, SEO faz com que o seu conteúdo esteja disponível para o Google mostrar, enquanto os links patrocinados direcionam essas exibições para as pessoas certas.

Estabeleça uma presença ativa para um bom posicionamento digital

Não dá para querer construir um posicionamento digital e simplesmente aparecer apenas quando quer nas redes sociais. O público, quando segue o perfil de uma empresa, está dizendo que deseja ver o conteúdo que ela oferece.

Porém, se a empresa publica conteúdo por um tempo e desaparece em seguida, volta algum tempo depois como se nada tivesse acontecido, publica algumas vezes e some de novo, ela não conquista essas pessoas. Ela não gera conexão.

Portanto, publique conteúdo regularmente, seja constante. Engaje-se com os seguidores dos seus perfis e participe, de fato, das conversas que podem surgir nos comentários. As redes sociais são ferramentas poderosas para construir relacionamentos com clientes e aumentar o alcance da marca.

Invista na qualidade do conteúdo

Qual é o conteúdo ideal para o posicionamento digital? É aquele conteúdo de alta qualidade, caracterizado por ser útil, informativo e envolvente para o público. Também é importante adequar essas informações às características de cada plataforma.

Assim, o conteúdo do blog pode incluir texto, infográficos, imagens etc. Já no Instagram, por exemplo, imagens e vídeos são os mais adequados. No Tik Tok, embora já exista uma espécie de carrossel (que permite a publicação de imagens), o melhor é o vídeo.

Quando sua marca produz esse tipo de conteúdo, ela se torna referência. Assim, quando a pessoa tem uma dúvida sobre a sua área, ela logo pensa; “vou lá no perfil X para ver o que eles falam sobre esse assunto”. Isso é gerar autoridade.

Análise e adaptação constantes

Finalmente, é importante monitorar e analisar continuamente o desempenho digital. As próprias plataformas disponibilizam dados que você, ao analisar, percebe o que funciona ou não para chegar ao resultado que você deseja.

Porém, tenha cuidado. Existem métricas de vaidade que mostram que a pessoa até gostou do seu conteúdo. No entanto, essa interação não a leva para mais perto da decisão de compra.

Um exemplo de conteúdo que as pessoas gostam, mas não traz resultados, é o de determinadas trends ou dancinhas que até viralizam, mas só porque as pessoas se divertiram, e não porque gerou mais consideração quanto à possibilidade de compra.

Agora você já sabe quais são os elementos que contribuem para a construção de um bom posicionamento digital. Não sabe como começar? Quer ter um time de especialistas para ajudar você a conquistar resultados na internet?

Marque agora mesmo um bate-papo com a nossa equipe e descubra como podemos usar o marketing de performance para construir um posicionamento digital forte para sua marca.

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