Passo a passo: como implementar o Inbound Marketing na sua empresa

O Inbound Marketing é, comprovadamente, uma das maneiras mais eficientes de divulgar a sua empresa, transformar leads em clientes, incentivar novos negócios e aumentar o ticket médio e fidelizar os consumidores. Isso porque, ao contrário do marketing tradicional, o Inbound tem como objetivo traçar estratégias focadas no seu público-alvo e em formas de atraí-lo até a sua empresa.

Tudo isso parece muito bom, mas a dúvida que fica é: como fazer para implementar o Inbound Marketing na minha empresa? Continue lendo o nosso post e descubra!

1 – Defina os objetivos

Antes de mais nada, é preciso saber exatamente onde a sua empresa quer chegar com o Inbound para começar a definir as melhores estratégias. Assim como em toda ação de marketing, é essencial traçar objetivos claros e mensuráveis para que a sua estratégia de Inbound possa ser executada da forma correta e avaliada.

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Você pode começar com objetivos mais simples, como atrair 10 leads por mês e, quando estiver mais seguro sobre as ferramentas disponíveis e o potencial do Inbound, evoluir para objetivos mais agressivos e complexos.

Aqui vale também determinar quais os serviços ou produtos você deseja alavancar no seu negócio. Determinar pesos e prioridades é essencial para traçar uma estratégia eficiente. Afinal, quem quer fazer tudo ao mesmo tempo, acaba não fazendo nada direito.

2 – Conheça o público-alvo

O público-alvo é o centro do Inbound Marketing, por isso, implementar estratégias de atração sem conhecer muito bem com quem você está falando é jogar fora dinheiro e esforços.

Crie personas (perfis fictícios baseados em dados reais) de todos os públicos que teriam interesse em consumir o seu produto ou serviço. As personas devem conter dados reais de mercado e baseados em sua experiência com os clientes para que sejam respondidas perguntas como: quais as reais necessidades do seu público; quais seus desejos e anseios; quais problemas ele precisa resolver; entre outros. Também é preciso saber identificar onde as suas personas estão e como elas usam as ferramentas digitais para manter contato com amigos, fazer pesquisas e, claro, realizar compras.

Todas essas informações te darão uma base extremamente valiosa para traçar as estratégias de Inbound e atrair o seu público-alvo diretamente para a sua empresa.

3 – Trabalhe a atração de leads

Agora que você já sabe onde quer chegar o Inbound Marketing e conhece muito bem quem são as personas do seu negócio, chegou a hora de trabalhar a atração de leads para a sua empresa. Para tanto, é necessário gerar tráfego qualificado em todas as plataformas digitais em que a sua empresa estiver presente (site, blog, redes sociais, entre outros). Isso apenas é possível com a criação de materiais e conteúdo extremamente relevantes para o seu público-alvo.

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Crie conteúdos exclusivos, criativos e prazerosos de ler, mas que sempre mantenham o foco nas suas personas e em como ajuda-las a resolver problemas ou sanar dúvidas. Aproveite do potencial do marketing digital e disponibilize e divulgue esses conteúdos em um blog, newsletters, redes sociais, eBooks, entre outros. Afinal, de nada adianta produzir conteúdos incríveis se o seu público não conseguir alcança-los!

4 – Mensure tudo, o tempo todo

De nada adianta fazer todo o passo a passo que ensinamos até aqui se você não estiver acompanhando os resultados de perto e analisando o que vem dando resultados e o que precisa ser descontinuado. A mensuração é uma etapa fundamental, não apenas no Inbound, mas em todas as estratégias de marketing para uma empresa.

Uma das grandes vantagens do Inbound Marketing é a possibilidade de avaliar com precisão e em tempo real quais as iniciativas que estão dando certo e atingindo os objetivos. Essas são informações de extrema importância para otimizar recursos e adaptar as estratégias para, cada vez mais, conseguir resultados incríveis com o Inbound Marketing.

Agora que você já sabe como fazer o Inbound Marketing para trazer mais resultados para a sua empresa, não deixe de seguir a nossa página no Facebook para ficar por dentro de todas as novidades e dicas sobre o tema!

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