Tagueamento de site: ou você faz ou vai perder dinheiro!

Se você já fez algum anúncio pelo Google Ads ou pela plataforma da Meta, percebeu como é fácil. Basta apertar alguns botões e seu criativo está no ar. Porém, antes disso, você fez o tagueamento de site?

Sim, este é um passo que muitas pessoas deixam para depois ou nem mesmo sabem que existe. Com isso, elas podem até atrair pessoas por meio de anúncios, mas as chances de perder dinheiro são ainda maiores.

Para quem não quer perder dinheiro com anúncios, o tagueamento é essencial. Mas você sabe para que ele serve? Como ele impacta no desempenho das suas campanhas?

Então, continue a leitura! Neste post, você vai descobrir por que taguear seu site de maneira correta é a única forma de não gastar seu orçamento à toa!

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O que é o tagueamento de site?

O tagueamento de site é um processo em que os profissionais marcam elementos específicos de suas páginas da internet para sinalizar conversões.

Portanto, neste processo, eles criam uma “etiqueta virtual” (tag) que dará um nome a botões de call to action, imagens, formulários e links.

Qual é o objetivo da criação de tags?

As tags são essenciais para rastrear o comportamento do visitante em seu site. Afinal, elas mostram como as pessoas interagem com o seu conteúdo.

Portanto, o processo de tagueamento permite que você tenha informações simples, como a quantidade de visitantes de uma página, os conteúdos mais vistos, o tempo médio gasto em cada conteúdo, bem como as páginas que mais repelem visitantes.

Porém, em um tagueamento mais profundo, é possível rastrear ainda outras informações, como a quantidade de pessoas que clicaram em um determinado botão, que preencheram um formulário e assim por diante.

Qual é a importância do tagueamento para o marketing de performance?

Antes, precisamos nos lembrar que o marketing de performance é uma abordagem que analisa dados para melhorar o desempenho das campanhas e as taxas de conversão.

Portanto, o tagueamento de site é fundamental para coletar dados sobre o comportamento do consumidor e, a partir deles, implementar mudanças para melhorar os resultados.

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Quais são os efeitos práticos do tagueamento de site?

Nós sabemos que, para pessoas que não trabalham diretamente com marketing, esses conceitos podem ser um pouco complexos.

Então, vamos explicar o que acontece com o seu site depois do tagueamento, com situações práticas, para que você entenda a importância desta medida.

O tagueamento de site rastreia a origem dos seus leads

O tagueamento do site é importante para que você saiba, com precisão, qual é o resultado de cada investimento que você fez no marketing da sua empresa.

Vamos pensar, por exemplo, que você fez diversas campanhas. Anunciou no Google, no Facebook, no Instagram, e até no Twitter.

Mas como você vai saber qual foi o resultado que cada uma dessas campanhas gerou para a sua empresa? Quem permite que o Google Analytics disponibilize essas informações?

O herói que consegue coletar e organizar todas essas informações é o tagueamento. Afinal, ele personaliza o link de cada campanha, etiquetando-o virtualmente.

Assim, depois o Google Analytics consegue identificar cada uma das campanhas e mostrar quantos leads elas trouxeram.

Além de identificar quantos leads cada plataforma de anúncios levou para o seu site, o tagueamento correto permite saber até mesmo qual foi o criativo que obteve o melhor resultado.

Suponha, por exemplo, que você criou uma campanha no Instagram. Na versão A da campanha, você utilizou vídeo. Na versão B, um carrossel.

Se elas forem registradas com UTMs que sinalizam essa diferença, você terá a informação exata de quantas pessoas vieram tanto pela versão A quanto pela versão B.

A partir daí, continuará fazendo uma série de testes para confirmar quais são os formatos aos quais seu público responde melhor e investirá seu orçamento de forma assertiva, para obter um retorno cada vez maior.

As tags permitem monitorar vários tipos de conversões

No marketing, nós não conseguimos generalizar uma regra ou situação, pois cada empresa e segmento tem um processo de venda diferente.

Assim, no caso do e-commerce, por exemplo, pode ser que o primeiro contato de uma pessoa com o site já leve à venda de um produto.

Afinal, se a pessoa já está procurando uma calça, uma blusa, uma bota, uma geladeira ou videogame, pode ser que ela compre imediatamente.

Porém, convenhamos que existem outras vendas que são muito mais complexas. A compra de uma casa, apenas para citar uma das muitas possibilidades, passa por diversas etapas.

A pessoa vai procurar no Google, vai clicar no site, conhecer as opções que a imobiliária oferece. No entanto, ela com certeza vai querer conhecer o imóvel antes de tomar uma decisão tão importante.

Portanto, nesses casos, a empresa pode criar um sistema de tagueamento que contempla diferentes etapas desse processo de compra.

Pode ser, por exemplo, que ela queira medir a efetividade de um anúncio a partir do clique no link do site. Neste caso, o tagueamento rastreará o simples acesso à página, o tráfego.

Outras vezes, a empresa tem como objetivo o preenchimento de um formulário. Então, ela cria uma tag que registra o clique no botão enviar ou a visualização de uma página de obrigado.

Finalmente, pode ser que a empresa só queira realmente registrar as conversões quando ocorre uma venda. Neste caso, ela precisa criar uma estratégia para que o próprio corretor, talvez, insira o nome do comprador em um formulário.

A estratégia pode ser executada de diversas maneiras, mas é importante que você saiba que pode taguear o site para registrar cada uma dessas ações.

As tags auxiliam na otimização da taxa de conversões

Lembre-se de que, ao criarmos uma estratégia de marketing, nós temos dois objetivos. O primeiro, claro, é vender.

Porém, tão importante quanto este objetivo é obter dados para melhorar o desempenho das campanhas e vender cada vez mais sem ter que aumentar o orçamento.

As tags nos ajudam a fazer esse processo de otimização das campanhas e das taxas de conversão. Isso acontece devido ao mapeamento do comportamento do consumidor.

Vamos supor, mais uma vez, que você fez um anúncio de um produto. Muitas pessoas clicaram no anúncio. Sua taxa de conversão no Google e na plataforma da Meta foram excelentes.

Porém, quando as pessoas chegaram ao seu site, não houve um número satisfatório de compras. Com certeza, o responsável pela empresa não gostará deste resultado.

Quando o site está tagueado da forma correta, é possível mapear o que aconteceu, entender o que levou os usuários a terem este comportamento e corrigir os problemas.

Veja alguns dos problemas que o tagueamento de site pode apontar:

A página de vendas está incompleta

É possível que, quando as pessoas chegam à página de vendas, mas não comprem o produto, o problema seja o site. Talvez seu design não esteja adequado ou, em grande parte dos casos, faltam informações importantes.

Para quem vai comprar uma roupa, por exemplo, uma tabela com as medidas das peças de cada tamanho é fundamental. Também é importante ter fotos, informações sobre o tecido etc.

O mesmo se aplica a qualquer outro produto ou serviço. Não deixe a pessoa na dúvida na hora da compra. Faça com que ela tenha tudo que precisa para tomar uma decisão positiva.

Houve um erro de segmentação de público

Este é outro erro que pode acontecer e que o tagueamento do site ajuda a identificar. Se a página de vendas está completa, traz todas as informações e ressalta os benefícios, talvez a segmentação de público do anúncio esteja errada.

Isso pode acontecer tanto para mais quanto para menos. Mostrar um produto caro para um público que não tem um poder de compra tão alto faz com que as pessoas desistam.

Porém, quando a empresa também mostra um produto barato para um público com alto poder aquisitivo, ele não gera senso de valor e as pessoas não se sentem motivadas a comprar.

Neste caso, a empresa precisa rever sua segmentação de público para atingir as pessoas com maior potencial de comprarem o produto.

Existem entraves no processo de conclusão da compra

Pode acontecer ainda uma outra situação em que a pessoa clica no botão comprar, mas não conclui o processo. É o que chamamos de abandono de carrinho.

Você talvez já tenha passado por isso. Colocou produtos na sua cesta de compras, mas desistiu, e depois recebeu um e-mail avisando “seu produto está esperando por você”.

Como isso acontece? Justamente devido ao tagueamento do site. Ele mostra que você clicou no botão comprar, mas não chegou à página “sua compra foi concluída com sucesso”.

Isso pode acontecer por vários motivos: problemas na integração de pagamento, o que faz com que a operação bancária dê errado, surpresas desagradáveis com prazo e frete, e assim por diante.

É importante que diante do abandono frequente de carrinho, a empresa investigue essas causas e corrija os problemas o quanto antes para realmente evitar a desistência da compra.

Como você pode ver, o tagueamento de site permite que a empresa identifique quais são os canais que mais geram bons negócios para concentrar uma parte maior do seu orçamento em ações que dão um retorno significativo.

Além disso, ela permite mapear a jornada do consumidor e resolver problemas que hoje impedem as pessoas de comprarem em seu site.

Percebeu como o tagueamento do site é fundamental para conquistar mais clientes e parar de perder dinheiro com anúncios? Seu site já está tagueado da maneira correta?

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