UX e UI design: o que são? Por que aplicar no seu negócio?

Você já entrou em um site para procurar produtos e teve dificuldade para encontrar, para buscar outras opções ou até mesmo para pagar? Este é apenas um dos inúmeros exemplos de como a falta de UX e UI design pode afastar clientes.

Talvez você ainda não esteja familiarizado com esses conceitos e, por isso, pode estar perdendo negócios sem nem mesmo saber! Então, continue neste post e descubra qual é a importância do UX e UI design para turbinar suas vendas online.

O que são UX e UI design?

Para começar, precisamos destacar que UX e UI são conceitos diferentes, porém complementares. Por isso, vamos explicar cada um deles, sua importância e aplicações.

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O que é UX?

O termo UX é, na verdade, a abreviatura de User Experience, ou experiência do usuário. Portanto, o conceito aplica-se à relação entre um determinado produto ou serviço e a pessoa.

Uma boa experiência do usuário é aquela que consegue atender às necessidades de quem comprou e usa o produto de forma simples, descomplicada, da forma mais intuitiva possível.

Por isso, embora o termo UX tenha se tornado muito comum no meio digital, ele ultrapassa essa fronteira e se refere a produtos físicos, também.

Um ferro de passar roupas que tem o cabo de energia mais longo, por exemplo, pode proporcionar uma experiência do usuário melhor do que aquele com o cabo curto.

Da mesma forma, um site em que é fácil navegar, encontrar produtos e serviços devido a menus organizados, fazer login e pagar também proporciona uma boa experiência de usuário.

Objetivos do UX design

Lembre-se de que o foco do UX é fazer com que o produto atenda às necessidades do usuário da forma mais simples possível. Portanto, seus objetivos são:

  • satisfazer as necessidades do usuário: proporcionar o resultado que a pessoa desejava ao comprar / usar o produto;
  • proporcionar facilidade: tornar o produto fácil de usar (montar, desmontar, acessar funcionalidades, limpar, seguir em frente, voltar, guardar etc);
  • oferecer controle ao usuário: a pessoa consegue fazer o que ela deseja ou precisa naquele momento, de acordo com sua própria demanda;
  • proporcionar uma experiência agradável: fazer com que a pessoa se sinta grata, feliz e satisfeita com a solução apresentada, preferencialmente oferecendo mais do que ela esperava.

Exemplos do UX design

Existem inúmeros exemplos tanto de uma experiência de usuário positiva quanto negativa. Porém, como neste blog o nosso foco é o marketing digital, vamos nos concentrar nos impactos do UX sobre essa área.

Vamos começar um exemplo muito, muito simples, mas que até mesmo grandes empresas ignoram.

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Talvez você já tenha feito uma busca em um site por um produto qualquer. Assim, vamos usar um tênis branco como ilustração.

Vamos supor ainda que, por ter mais de uma centena de modelos de tênis brancos em seu catálogo, o site tem várias páginas que tratam deste produto.

Então, você começa a deslizar o site para ver os modelos. Por alguns você não se interessa, outros, você gostaria de ver com mais detalhes.

Portanto, você clica na foto modelo desejado e o site leva você à página de vendas. Você olha as especificações, o material com que ele é confeccionado, sistema de amortecimento…

Em seguida, você deseja voltar e continuar olhando outros modelos. Mas, ao tentar voltar, podem acontecer duas situações.

Na primeira situação, que infelizmente ainda é frequente, o site leva você lá para o início da busca. Assim, precisará descer novamente por todas as opções até chegar no ponto em que decidiu clicar em um dos modelos.

Já na segunda loja online, isso não acontece. Ao clicar no ícone de voltar, o site o leva diretamente ao ponto de onde parou, poupando seu tempo e facilitando a compra.

Percebeu a diferença? Qual dessas duas experiências você acredita que o usuário considera melhor? Isso pode fazer muita diferença no momento da compra!

Por que o UX design é fundamental?

Como você viu, uma boa experiência do usuário no site facilita a visualização e escolha de produtos, a comparação e até mesmo o pagamento.

Portanto, a jornada do consumidor se torna mais fluída. A interação é agradável. Ela facilita a vida do usuário, poupando seu tempo ou proporcionando informações suficientes para uma tomada de decisão positiva.

Por outro lado, uma experiência ruim faz o consumidor se sentir confuso. Ele não entende como aquele site / aplicativo funciona, ou como obter o que deseja.

Isso também pode acontecer durante um pagamento, processo de login, alterações na cor e quantidade de itens em um carrinho de compra.

Enfim, um mau design faz com que a pessoa tenha tantos obstáculos em sua jornada de compra que ela, muitas vezes, desiste desse processo.

Vale ainda destacar que o UX não se restringe ao momento da venda. Afinal, esta experiência continua quando a pessoa compra o produto.

No entanto, para não tornar o post ainda mais extenso, exemplificamos apenas com a nossa área de expertise.

O que é UI?

Agora que você já conhece o UX, é hora de conhecer o UI, ou User Interface (interface do usuário). Ambos os conceitos estão bastante relacionados.

O UI diz respeito às interfaces com as quais os usuários interagem durante o uso de um aplicativo, site, software ou diversos produtos digitais, como até mesmo um curso, ou com objetos físicos.

Portanto, o UI design lida especificamente com o aspecto visual ou outras opções de comando, visando a melhora da funcionalidade e também da estética dos elementos, especialmente os gráficos.

Atualmente, existem diferentes tipos de interfaces. As interfaces gráficas são aquelas visuais, com as quais você obtém informações a respeito de textos ou imagens e realiza ações apertando um botão, por exemplo.

Por outro lado, as interfaces de controle de voz também estão se tornando cada vez mais comuns. Assim, alguns exemplos são a Alexa, Siri, Cortana e o assistente virtual do Google.

Finalmente, existem as interfaces gestuais, em que o dispositivo precisa interpretar as ações do usuário, como o movimento do corpo, para seguir comandos. Um bom exemplo de interfaces gestuais são os jogos de realidade virtual.

Por que o UI é importante?

Mais uma vez, uma boa interface incentiva o usuário a utilizar aquele produto. Por outro lado, uma interface mal planejada afasta os consumidores.

Um bom (mau) exemplo são os aplicativos em que as funções ficam escondidas. Você tem que procurar tanto para executar uma ação simples que, se puder, troca aquele app por outro, não é mesmo?

Já um bom exemplo de UI é o design de alguns controles remotos atuais. Eles conseguiram perceber que a população passou a consumir mais conteúdo de streaming.

Então, eles diminuíram os botões referentes à escolha de canais (saiu aquele monte de números, entrou uma barrinha que leva para cima e para baixo).

Além disso, eles criaram botões específicos para acesso rápido aos streamings mais usados no país, como Netflix e Prime Vídeo, para que o usuário possa clicar sem ter que ir ao menu iniciar.

Assim, o design deste produto está muito mais conectado às atuais necessidades dos usuários, fazendo com que eles tenham mais facilidade para atingir seus objetivos.

Onde UX e UI design se conectam?

Como você pode ver, embora sejam diferentes, UX e UI design convergem em um ponto: o usuário está no centro das escolhas, das decisões. Sua satisfação é o que importa.

Além disso, um bom UI melhora o UX. Como no exemplo do controle remoto, um design mais alinhado aos hábitos do consumidor torna o uso do controle em uma experiência mais agradável.

Quando se trata do consumidor, grande parte de suas decisões de compra são emocionais. As pessoas até justificam a escolha com argumentos racionais, mas o que realmente o motiva é o sentimento.

Assim, o UI e UX design fazem com que a pessoa tenha um sentimento positivo em relação àquele produto ou marca. Como foi fácil e simples, ele concluiu a tarefa com rapidez.

E não é só isso. O fato de um design ser intuitivo faz com que a pessoa se sinta capaz, inteligente, esperta o suficiente para realizar aquelas tarefas sem precisar de ajuda.

Portanto, um bom design ou o web design proporcionam uma experiência de usuário fluída. Isso agrega valor ao produto, o que fortalece os laços do consumidor com a marca.

Como melhorar o UI e UX design dos meus produtos e serviços?

Embora já tenha entendido a importância do UI e UX design, é provável que ainda não saiba como mudar esta realidade nos seus produtos ou serviços.

Então, confira os tópicos a seguir:

Seja atento ao design

Design não é simplesmente uma questão de gosto pessoal. É sobre o que facilita a navegação do usuário e, principalmente, sua interação.

Por isso, o design tem princípios como contraste, margens, hierarquia, proximidade, composição etc. As cores, fontes, layout também devem expressar a imagem que sua marca deseja passar.

Como já dizia o mestre Steve Jobs, “design é função, não é forma”. Na dúvida, contrate um profissional e confie na expertise dele.

Melhore o UI e UX design ouvindo seus clientes

As pessoas sempre perguntam as mesmas coisas? Elas reclamam frequentemente de uma característica do seu produto?

Então, você tem aí uma oportunidade incrível de melhorar UX e UI design com base nessas informações extremamente preciosas.

Talvez você não se lembre, mas há muitos anos os usuários de liquidificadores reclamavam que era difícil limpar o liquidificador. Ficava um acúmulo de sujeira abaixo da borrachinha. Era nojento!

Então, os fabricantes começaram a criar liquidificadores que permitiam soltar a base do copo, facilitando a limpeza, inclusive, da borracha.

Com certeza, seus clientes têm observações assim, seja a respeito do seu site ou do seu produto. Resolva-as e conquiste fãs para a sua marca.

Use Analytics o tempo inteiro

Porém, algumas pessoas não vão falar com a sua empresa. Aliás, devido aos obstáculos que elas encontram neste contato, elas nem chegam a comprar o produto.

Existe uma maneira de descobrir o que está acontecendo? Sim! A ferramenta Google Analytics mostra exatamente qual é o comportamento dos usuários no seu site.

Portanto, você consegue mapear este fluxo e descobrir onde existem gargalos na sua página. Usar esses dados é o primeiro passo para melhorar a UX e UI design do site.

Desta forma, é possível fazer alterações para resolver esses problemas e facilitar a transformação de visitantes em clientes.

E você, já conhecia o UX e UI design e sabia de sua importância? Mesmo com tantas informações, não tem ideia de como começar esta análise e realizar melhorias?

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