Estratégia de marketing: por que é importante compreender os resultados de cada canal?

O que fazer quando uma campanha não gera o resultado desejado? Jogar tudo fora e iniciar uma nova estratégia de marketing?

Atualmente, é possível reverter resultados ruins realizando mudanças mais inteligentes. Para isso, a análise de dados é fundamental.

Uma das possibilidades desta análise de dados é a avaliação dos resultados de cada canal.

Você sabe qual é a importância de analisar cada um desses resultados? Quer descobrir como isso impacta no sucesso da sua estratégia?

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Então continue a leitura e saiba mais sobre este assunto!

Qual é a importância de avaliar o resultado de cada canal?

Atualmente existem diferentes canais onde é possível executar uma estratégia de marketing digital.

Inclusive, não são poucas as empresas que sentem-se pressionadas a aderir a determinadas redes sociais, por exemplo, por puro modismo.

Porém, para executar uma estratégia de marketing, a empresa precisa arcar com custos como funcionários ou a contratação de uma agência, ferramentas, anúncios etc.

Esses recursos, quando bem aplicados, geram lucro para a empresa. Quando mal empregados, geram apenas trabalho, desgaste e prejuízo.

Portanto, uma empresa que gasta tempo produzindo conteúdo para canais onde seu público não está, por exemplo, está perdendo dinheiro.

Mesmo quando o público de uma empresa está em um determinado canal, caso a estratégia não seja bem executada, ela não terá o retorno esperado.

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Por isso, os resultados de cada canal devem ser analisados separadamente para uma possível correção da estratégia ou otimização do orçamento de marketing.

Como a avaliação de canais impacta na estratégia de marketing?

A avaliação de resultado dos diferentes canais pode gerar uma série de alterações na estratégia de marketing. Veja quais são as principais:

Otimização do orçamento de marketing

Diferentes canais apresentam não só resultados diversos, mas principalmente implicam em custos distintos.

Portanto, a empresa pode descobrir que a produção de conteúdo no blog, por exemplo, gera mais leads por um custo menor do que o das redes sociais.

Neste caso, ela pode optar por investir mais no blog, considerando o fato de que seu conteúdo não “morre” em algumas horas, como acontece com o feed das redes sociais.

Assim, uma análise detalhada de canais leva a esta otimização do orçamento.

Identificação da audiência qualificada

A análise de canais também permite que a empresa descubra onde ela encontra uma audiência mais qualificada.

Portanto, ela pode se deparar com algumas surpresas quando vai além da superfície dos números e começa a fazer análises detalhadas.

Suponha, por exemplo, que a empresa já tinha identificado que ela conseguia um menor custo por lead por meio de anúncios.

Porém, talvez esses leads tenham chegado ali com um interesse compatível com o anúncio, mas ainda sem a maturidade necessária para a decisão de compra.

Neste caso, a empresa pagou o anúncio, conquistou o lead e o vendedor gastou algum tempo com ele tentando realizar a venda, mas não obteve sucesso. Tudo isso representa custo.

Por outro lado, um lead que vem de outros canais, como o Instagram da marca, já teve contato com conteúdos voltados às diferentes etapas do funil de vendas.

Assim, embora ele custe mais caro para a empresa no que diz respeito à sua atração, ele gera uma taxa de conversão maior.

Essa diferença pode acontecer por vários motivos. Em alguns casos, esse canal já atrai naturalmente um público com um fit de compra maior.

No entanto, em outros casos, a diferença se dá devido à exposição do lead a conteúdos que favorecem sua progressão ao longo da jornada de compra.

Visão sistêmica do processo de marketing e vendas

A análise do resultado dos diferentes canais, bem como do comportamento que o consumidor adota em cada um deles, permite uma visão sistêmica do processo.

Isso significa que, quando o empresário analisa esses dados em conjunto, ele começa a entender como cada canal contribui para que a empresa alcance seus objetivos.

Assim, ele percebe que alguns canais são essenciais para construir uma percepção de marca adequada ao seu posicionamento.

Consequentemente, quando esta pessoa chega a um canal dedicado à venda, ela apresenta menos objeções e menor resistência ao preço, gerando uma taxa de conversão maior.

Tudo isso mostra se vale a pena, para a empresa, manter ou investir mais em um determinado canal, mesmo que a venda não aconteça necessariamente nele.

Um segundo ponto importante a considerar é a complementaridade de canais.

Enquanto alguns apresentam um funil completo, como o Instagram, outros precisam ser complementados por canais diferentes.

No Instagram, a empresa apresenta conteúdo de topo de funil no feed, relacionamento e meio de funil nos stories e tem até mesmo a possibilidade de vender no aplicativo.

Já um anúncio, por mais que traga uma audiência qualificada, depende de uma boa página de vendas para gerar conversões.

Correção de canais complementares na estratégia de marketing

Aproveitando o fato que trouxemos o exemplo do anúncio e sua dependência de uma boa página de vendas, a análise de canais mostra possíveis problemas que estão afetando o resultado da campanha.

A análise do resultado dos anúncios, por exemplo, pode mostrar que as pessoas clicam no anúncio, mas não concretizam a venda ao final do processo.

Isso pode indicar que existe algum problema com a página de vendas, inibindo a decisão de compra.

Alguns desses problemas poderiam ser a falta de fotos e informações sobre o produto, a ausência da ferramenta para cálculo do frete e prazo de entrega, entre outras possibilidades.

Outro exemplo é o anúncio ou mesmo o blog que direciona a pessoa para o WhatsApp da empresa.

Se os dados mostram que leads que chegam a este canal desaparecem após saberem o preço do serviço, isso mostra que talvez o WhatsApp não seja adequado para esta etapa ou que seus operadores precisem de um treinamento diferenciado para abordar os clientes.

Formação de parcerias para potencializar a estratégia de marketing

Não é segredo que o link building é uma das ações importantes para conferir autoridade a um site e atrair um público com interesses em comum.

Um dos canais de marketing é justamente a referência, ou seja, a possibilidade de trocar links com parceiros por meio de guest posts.

Portanto, a análise de canais pode mostrar que os leads que vêm dos links gerados por um determinado parceiro são engajados e têm uma taxa de conversão maior.

Isso revela a importância de cultivar esta parceria e até mesmo buscar outros parceiros semelhantes a ele, com públicos idênticos, para novos contatos.

Agora você já sabe por que a análise de canais é importante para sua estratégia de marketing.

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