Anúncios no Google para geração de leads: entenda as métricas

Fácil de anunciar, mas igualmente fácil de perder dinheiro. Os anúncios no Google realmente podem impulsionar um negócio, mas também são capazes de gerar um grande prejuízo.

Na página do Google, os passos são simples: definir um orçamento, atrair clientes e vender. A facilidade é tentadora!

Mas quem já tentou seguir esses passos sabe que um pequeno deslize faz o dinheiro escorrer pelo ralo. O resultado é a perda de recursos.

Como evitar este prejuízo e realmente transformar os anúncios no Google em uma máquina de vendas? Um dos segredos é a análise de métricas. Você sabe quais são elas?

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Continue neste post para saber quais são as principais métricas para anúncios no Google e entender a importância de analisá-las.

Quais são as métricas dos anúncios no Google?

Para quem nunca teve contato com essas métricas, elas se parecem com uma sopa de letrinhas: CPC, CTR, ROI…

Mas veja como elas podem ajudá-lo a ter resultados melhores:

1. Custo por clique (CPC)

O nome desta métrica é autoexplicativo. Trata-se do quanto você paga, em média, por cada clique no anúncio.

O preço dos anúncios, tanto no Google quanto na Meta (Facebook e Instagram), é definido em um leilão. Portanto, o valor varia de acordo com a concorrência que encontra em um determinado dia ou horário.

Assim, o número que esta métrica traz é um custo médio. Quanto menor for o preço por cada clique, maior será o rendimento do orçamento que você destinou à campanha.

2. Click-Through Rate (CTR)

Mantivemos o nome em inglês porque esta é a sigla que você encontra lá na plataforma do Google Ads. Porém, em português, esta métrica é a taxa de cliques.

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A CTR mostra a porcentagem de pessoas que clicaram no seu anúncio comparada à quantidade de usuários que o visualizaram.

Portanto, se 100 pessoas viram o seu anúncio e 6 pessoas clicaram, a CTR desta campanha é de 6%. Se apenas 2 pessoas clicaram, a CTR é de 2%.

O que isso mostra? Bom, a CTR é um indicativo importantíssimo da qualidade dos seus anúncios e em mais de um sentido.

Quando a CTR é muito baixa, ela pode indicar que:

  • seu criativo está pouco persuasivo, nada atrativo, o que faz a pessoa não clicar;
  • você está usando palavras-chave que não expressam a intenção de busca do usuário da internet;
  • seu público-alvo não está bem segmentado e seu anúncio está sendo mostrado para pessoas com poucas chances de comprar o seu produto.

Portanto, a análise da CTR é fundamental para que você consiga ajustar suas campanhas e torná-las cada vez mais lucrativas.

Também não podemos nos esquecer de que a CTR não costuma ser um número muito alto. Assim, ela varia de acordo com o segmento, podendo ser de 6 a 11% em alguns, mas ser menor que 2 ou 3% em outros.

Outro fator que influencia a CTR é o local da campanha. Na rede de pesquisa, onde as pessoas demonstram intenção de compra, a CTR pode ser até 3 vezes maior que o da rede de display, onde não existe, necessariamente a intenção de compra.

Então, é importante que você utilize parâmetros corretos para avaliar o sucesso de suas campanhas. Você poderá alterá-las ou não de acordo com uma visão mais precisa do mercado.

3. Índice de qualidade dos anúncios no Google

O índice de qualidade é outra métrica muito importante dos anúncios no Google. A própria plataforma estabelece alguns critérios para chegar a este indicador, que gera uma nota de 1 a 10.

E não é só isso! O Google Ads traz uma série de recomendações para você melhorar os seus anúncios e aumentar sua pontuação.

Portanto, sempre que possível, siga essas recomendações que podem ser a inclusão de novos títulos, a ampliação de sua lista de palavras-chave, adição de extensões etc.

Em tese, quanto maior é a sua nota neste índice, maior será o seu CTR. Assim, suas chances de obter cliques e gerar oportunidades de venda também serão maiores.

Porém, é preciso tomar alguns cuidados, e por isso a análise de um profissional é muito importante.

Uma das opções dos anúncios no Google é você usar o nome dos seus concorrentes como palavras-chave para o seu anúncio, certo?

No entanto, o Google não sabe que eles são seus concorrentes e vai sugerir que você use essas palavras-chave nos seus anúncios, o que você não deve fazer!

Por isso, tão importante quanto a inteligência artificial que o Google utiliza para sugerir é a inteligência humana que sua empresa dispõe para analisar quais recomendações acatar e quais deve descartar.

Outro exemplo é a ampliação da lista de palavras-chave. O Google pode sugerir uma palavra-chave bem ampla, que com certeza atrairá mais cliques.

Porém, mais uma vez, nem sempre quem busca aquela palavra-chave ampla tem interesse no seu produto ou serviço. Isso pode derrubar a sua CTR ou, pior ainda, atrair cliques que não geram venda.

Quer um exemplo? Quem digita “Ensino Médio” no Google pode não estar procurando uma escola, mas apenas informações sobre este nível de ensino. Assim, ela não vai clicar no anúncio ou buscar contato para a matrícula.

4. Taxa de rejeição

A taxa de rejeição mostra a porcentagem de pessoas que clicaram nos seus anúncios e depois foram embora do seu site sem visitar nenhuma outra página.

Na maioria das vezes, uma taxa de rejeição alta mostra que sua página de vendas ou mesmo de conteúdo não está suficientemente atrativa e persuasiva. Portanto, precisa de mudanças.

Outra situação relativamente comum é quando o anúncio não indica que a pessoa será direcionada a uma conta de WhatsApp, mas leva o usuário para lá.

Neste caso, se ele esperava chegar ao site da sua empresa e ter outras informações antes de iniciar um contato, ele pode simplesmente desistir.

Então, mais uma vez, é importante analisar as métricas com cuidado, avaliar o comportamento do consumidor e fazer as mudanças necessárias para ter um resultado melhor nas campanhas.

5. Retorno sobre Investimentos (ROI)

O ROI é, sem nenhuma dúvida, uma das métricas mais importantes para o marketing. Afinal, nenhuma empresa faz campanhas para perder dinheiro, e sim para ganhar.

Portanto, o ROI mostra quanto sua empresa lucrou ou perdeu com uma determinada campanha de anúncios.

Porém, para que o cálculo esteja correto, sua empresa precisa conhecer a margem de lucro que ela obtém com cada venda. Do contrário, sua métrica será equivocada e causará prejuízo.

Vamos supor que você tenha uma loja de roupas e fez uma campanha para vender blusas com o preço de 100 reais.

No entanto, para a sua loja, esta blusa custa 80 reais, contando o preço que você pagou ao fornecedor e seus custos fixos. Seu lucro é de apenas 20 reais.

Portanto, ao investir 100 reais em anúncios, você precisará vender 5 blusas para cobrir seu investimento e não ter prejuízo.

A partir da sexta blusa é que você passa a ter um ROI realmente positivo, ou seja, é quando a soma do lucro das vendas realizadas supera o valor gasto com os anúncios no Google.

Melhorar essas métricas exige testes e análise constante dos dados, o que demanda tempo e expertise.

Portanto, para ter um excelente resultado, confie em quem tem esta expertise. Entre em contato com o time da Gerenteweb e eleve seus anúncios no Google a outro patamar de performance e lucratividade.

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