Marketing Digital do zero: como iniciar sua estratégia?

Se antes da pandemia colocar um negócio nas redes já era importante, depois dessa crise esse processo se tornou essencial. A redução na circulação de pessoas turbinou as vendas online. Mas e você? Ainda não deu esse passo e precisa começar seu Marketing Digital do zero? Então, preste atenção!

Neste post, nós vamos explicar quais são os primeiros passos para iniciar seu projeto. Por isso, anote tudo e não perca essa oportunidade de descobrir como usar a rede para garantir a sobrevivência do seu negócio ou até mesmo potencializar seus lucros. Confira!

Marketing digital do zero: passo a passo para o sucesso

1. Defina o objetivo do projeto de Marketing Digital do zero

Embora boa parte das empresas tenha o objetivo de vender pela internet, nem todas consideram isso uma prioridade. Algumas delas simplesmente querem tornar a sua marca mais conhecida (brand awareness) ou melhorar o relacionamento com clientes que já possuem.

Conheça os segredos de uma agência de Inbound Marketing

Para cada um desses objetivos, existem ações específicas. Portanto, o primeiro passo é fazer essa escolha e começar a pesquisar qual é a melhor estratégia para alcançar esse resultado.

2. Coloque seu negócio no mapa

O segundo passo para iniciar um projeto de Marketing Digital do zero é colocar seu negócio do mapa. Para isso, basta reivindicar e preencher algumas ferramentas gratuitas, como o Google Meu Negócio. Assim, sua empresa começará a aparecer nas buscas de usuários da internet.

3. Identifique sua persona

Para quem a sua estratégia realmente é direcionada? Essa pergunta tem que ser respondida de forma muito clara, porque a definição de todas as ações depende das características do seu público-alvo.

Quem são eles? Onde vivem? Em que canais consomem informação ou entretenimento? Eles são a geração TV ou da geração YouTube? Estão no Facebook, no Instagram ou no Tik-Tok? O que eles gostam de fazer na vida real? Quem influencia sua decisão de compra?

São muitas perguntas, mas a verdade é que sem essas respostas, suas chances de desperdiçar dinheiro são grandes. Portanto, é preciso se certificar de que suas ações atingirão as pessoas que têm maior potencial para comprar seu produto ou serviço.

4. Crie uma estratégia para fazer Marketing Digital do zero

Quando se fala em Marketing Digital, não basta copiar as ações que outras pessoas realizam. Afinal, o que atinge um público pode não ter o mesmo efeito sobre o outro e, nesse caso, você vai jogar dinheiro (ou tempo) fora.

Embora seja possível dar uma olhadinha na concorrência, uma avaliação que chamamos de benchmarking, cada empresa precisa de um projeto único, adequado ao seu público-alvo e à sua realidade.

Por isso, embora seja possível criar uma estratégia por conta própria, recorrer a profissionais com certeza fará seu investimento render muito mais.

Melhore a taxa de ocupacao do seu hotel em baixa temporada

5. Crie um website

Para iniciar seu projeto de Marketing Digital do zero, é importante ter um website. Mesmo que você acredite que as redes sociais conseguem atingir melhor seu público, o fato é que ter seu próprio território na internet é indispensável.

Pense no seguinte: as redes sociais têm seus proprietários. Essas empresas alteram o algoritmo de acordo com seus estudos e interesses, e não com os interesses do seu negócio. Além disso, elas criam regras que nem sempre favorecem seu perfil.

Isso não significa que você não deve estar nas mídias e redes sociais. Porém, se sua empresa tiver o próprio website, é possível direcionar as pessoas que interagem em suas fanpages para lá, criando um caminho direto entre elas e a sua marca.

6. Avalie onde faz sentido distribuir conteúdo

Não há dúvidas de que o conteúdo é fundamental para começar uma estratégia de Marketing Digital do zero. Porém, existem diversos tipos de publicações possíveis: posts em blogs, vídeos, imagens, adaptação de virais…

Por isso, você deve conhecer muito bem a sua persona para saber qual é o formato de conteúdo que ela prefere consumir, bem como os canais onde está presente.

Dessa forma, será possível elaborar um calendário de publicações consistente, pensado estrategicamente para conduzir a persona ao longo da jornada de compra.

Agora você já sabe quais são os primeiros passos para começar uma estratégia de Marketing Digital do zero. Ficou com alguma dúvida? Então, converse com o nosso time de especialistas e descubra como iniciar com o pé direito e fazer seu investimento valer a pena. Aguardamos seu contato!

Como transformar em clientes sua lista de prospects

Melhore a taxa de ocupacao do seu hotel em baixa temporada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *